Prelúdio: Qual a Função da Filosofia do Direito Hoje?

Authors

  • Guilherme Camargo Massau
  • André Kabke Bainy

DOI:

https://doi.org/10.37497/sdgs.v5i1.112

Keywords:

Filosofia do Direito, Pensamento Jurídico, Ensino Jurídico, Contemporaneidade.

Abstract

O artigo tem como objetivo refletir sobre o papel que a Filosofia do Direito (pode) desenvolve(r) na reflexão jurídica contemporânea. Com isso, pretende chamar atenção para a importância desta disciplina nos cursos de graduação e de pós-graduação em Direito, desde que levada a sério e com o rigor merecido. Para tanto, o itinerário invocado começa com a delimitação da Filosofia do Direito. Depois, é abordada a função da Filosofia do Direito. Por último, aparecem as contribuições que tal disciplina pode trazer, se trabalhada e refletida adequadamente.

Author Biographies

Guilherme Camargo Massau

Professor do Mestrado em Direito e do Curso de Direito da UFPel; Doutor em Direito pela Unisinos; Mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra; Especialista em Ciências Penais pela PUCRS; Autor dos livros: Metodologia Jurídica. Do início da ciência do direito ao iluminismo português, editora Atlas; O princípio republicano do mundo-da-vida do Estado constitucional cosmopolita, editora Unijuí; O Estado de Direito e as dimensões da res publica, editora Prismas.

André Kabke Bainy

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. Advogado.

Published

2017-06-30

How to Cite

Massau, G. C., & Bainy, A. K. (2017). Prelúdio: Qual a Função da Filosofia do Direito Hoje?. Journal of Law and Sustainable Development, 5(1), 253 –. https://doi.org/10.37497/sdgs.v5i1.112

Issue

Section

Teoria Jurídica e Evolução Social