SILÊNCIOS NO ÂMBITO RURAL PROPAGAM AS INJUSTIÇAS: HOMICÍDIOS TENTADOS E CONSUMADOS EM JUSSARA/GOIÁS (2001-2016)

Authors

  • Adenisia Alves de Freitas "Faculdade de Jussara"
  • Flávia Sousa Oliveira "Faculdade de Jussara" "Faculdade Aliança de Itaberaí"

DOI:

https://doi.org/10.37497/sdgs.v5i2.98

Keywords:

Homicídios, Tentado, Consumado, Rural

Abstract

Reconhecendo a importância do meio rural para economia nacional, buscamos enfatizar alguns pontos que são importantes para compreender uma realidade que é complexa e permeada por vários desafios, o primeiro está relacionado com as particularidades que fazem do campo um espaço que é diferenciado em inúmeros aspectos com as áreas urbanas, devido às ausências dos corpos institucionais que poderiam auxiliar na resolução de suscitações que afetam o trabalhador, sendo uma possível resposta para a problemática: Como é utilizado o espaço rural para prática dos homicídios? As ausências do Estado provocam as injustiças? Direcionando nossas construções de viés histórico, gerando violências que impede a criação de relações democráticas, compreendidas através dos meios que permitem acionar de modo eficaz a justiça. No segundo momento destaque aos casos de homicídios classificados em duas categorias, consumados e tentados. Para isso foi indispensável uma pesquisa documental como método que permitiu estudar os Boletins de Ocorrência, disponibilizado pela Polícia Civil do município de Jussara/Goiás, que possibilitaram identificar fatores como gênero e horário dos crimes que atentaram contra a vida de seres humanos, algo que comportou produção de gráficos como suma quantitativa para uma análise, embora breve, de viés qualitativo, buscando destacar alguns pontos e contrapontos.

Author Biographies

Adenisia Alves de Freitas, "Faculdade de Jussara"

Acadêmica no Curso de Direito da União das Faculdades de Jussara (Unifaj). Possui Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Jussara. Especialização em Identidade, Cultura e Região (UEG), somando com a especialização em História da Cultura Afro-Brasileira e Africana, disponibilizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Flávia Sousa Oliveira, "Faculdade de Jussara" "Faculdade Aliança de Itaberaí"

Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás. Mestra em agronegócio pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora na União das Faculdades de Jussara (Unifaj) e Faculdade Aliança de Itaberaí.

 

Published

2017-12-16

How to Cite

Freitas, A. A. de, & Oliveira, F. S. (2017). SILÊNCIOS NO ÂMBITO RURAL PROPAGAM AS INJUSTIÇAS: HOMICÍDIOS TENTADOS E CONSUMADOS EM JUSSARA/GOIÁS (2001-2016). Journal of Law and Sustainable Development, 5(2), 05–37. https://doi.org/10.37497/sdgs.v5i2.98

Issue

Section

Direito, Sociedade Agrária e Ambiente