UMA VISÃO SOBRE AÇÃO, PROVA E PENA AO LOGO DA HISTÓRIA

Authors

  • Taciany Amaral de Figueiredo Brambilla Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.37497/sdgs.v6i2.94

Keywords:

Ação, Prova, Pena, História, Pensamento Criminal Ocidental.

Abstract

Este trabalho está centrado na verificação da evolução dos institutos penais: ação, prova e pena no decorrer da história, nas civilizações que influenciaram a formação do pensamento criminal ocidental. Com isso pretende-se oferecer bases para a compreensão dos referidos institutos e lançar luzes sobre seu desenvolvimento atual, de forma a evitar equívocos cometidos no passado. Para tanto, será realizado um excurso histórico que remonta as sociedades arcaicas e clássicas, ao processo pré-moderno, processo moderno, processo contemporâneo e ao 11 de setembro juntamente com suas repercussões nas ciências criminais. Para desenvolver a referida pesquisa foi utilizada a abordagem dedutiva e indutiva a partir da pesquisa bibliográfica, na qual a análise de dados se realizou mediante a análise de conteúdo para a produção de uma pesquisa com finalidade descritiva.

 

Palavras-chave: Ação; Prova; Pena; História; Pensamento Criminal Ocidental.

Author Biography

Taciany Amaral de Figueiredo Brambilla, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

É advogada, graduada pela Universidade Federal do Pará (2010). Possui especialização em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Escola Superior de Advocacia (ESA-SP). Atualmente cursa mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), na linha de pesquisa Direitos fundamentais, democracia e desenvolvimento sustentável. Foi bolsista vinculada a Capes no período de junho/ 2017 a junho/ 2018. Tem como foco de pesquisa o Estado Garantista desenvolvido por Luigi Ferrajoli.

Published

2019-07-03

How to Cite

Brambilla, T. A. de F. (2019). UMA VISÃO SOBRE AÇÃO, PROVA E PENA AO LOGO DA HISTÓRIA. Journal of Law and Sustainable Development, 6(2). https://doi.org/10.37497/sdgs.v6i2.94