O DESAFIO DA CONCRETIZAÇÃO E EFETIVA PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM TEMPOS DE CRISE DA PÓS MODERNIDADE

Authors

  • Renata Alves Amorim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.37497/sdgs.v6i2.93

Keywords:

direitos fundamentais, desafios contemporâneos, constitucionalismo, democracia.

Abstract

A realidade global contemporânea, seus novos rearranjos sócias, políticos  econômicos  permitiram novos debates sobre a compreensão da performance do Estado Democrático de Direito, do conteúdo constitucional e da sistemática de proteção de direitos fundamentais, pois embora o princípio da preservação da dignidade da pessoa humana tenha adquirido o status normativo mais significativo já percebido, os desafios da modernidade como o agravamento de desigualdades, de mazelas sociais, e instabilidades econômicas e políticas, acabam por fomentar frustrações sistemáticas quanto às expectativas democráticas frente à realidade social, que geram inquietações relevantes quanto ao desafio da efetiva concretização e proteção dos direitos fundamentais na sociedade. Busca-se portanto, evidenciar a paulatina recepção desses direitos fundamentais no ordenamento jurídico ocidental, sua essencialidade e progressiva positivação como guião emancipatórios em prol do desenvolvimento social, com a finalidade de propor uma releitura paradigmática conforme o posicionamento de Boaventura de Sousa dos Santos e sua interpretação crítica sobre tal problemática, na tentativa de corroborar o papel fundamental tanto do Estado Democrático de Direito como da sociedade civil na renovação do caráter emancipatório do direito.

Author Biography

Renata Alves Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Advogada, graduada em Direito pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014), pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016), graduada em Direitos Humanos e Valores Éticos pela Universidad de Comillas em Madrid/ES (2015), mestranda em Direito na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e docente de Direito Público na UNICAM Ensino (MS)

Published

2019-07-03

How to Cite

Amorim, R. A. (2019). O DESAFIO DA CONCRETIZAÇÃO E EFETIVA PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM TEMPOS DE CRISE DA PÓS MODERNIDADE. Journal of Law and Sustainable Development, 6(2). https://doi.org/10.37497/sdgs.v6i2.93