A Identidade dos Sujeitos em Stuart Hall e a Catástrofe da Barragem de Fundão, na Cidade de Mariana

Authors

  • Gilberto Pereira da Costa Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga - MT (FCARP)
  • Edson Benedito Rondon Filho Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.37497/sdgs.v8i1.43

Keywords:

Barragem de Fundão em Mariana, Identidade Cultural, Catástrofe social, Proteção jurídica, Princípio da Segurança Licenciária

Abstract

Objetivo do estudo: Analisar os reflexos da catástrofe da barragem de Fundão em Mariana – MG - na sociedade brasileira contemporânea, com ênfase na identidade dos sujeitos pertencentes à população atingida e no ordenamento jurídico pátrio.

Metodologia/ abordagem: A abordagem é qualitativa com uma fase exploratória fundada na pesquisa bibliográfica, seguida de fase descritiva analítica com suporte no método dedutivo.

Originalidade/ Relevância: Explicitar os valores identitários dos sujeitos vitimados pelo rompimento da barragem do Fundão em Mariana, Minas Gerais, com base nos conceitos de identidade de Stuart Hall.

Principais resultados: A partir do levantamento dos valores e sugestão de resgate das identidades em apreço, chegou-se a uma aproximação do comportamento do Direito, normas e diretrizes em relação aos grandes empreendimentos minerários no Brasil e como estão sendo tratados no âmbito administrativo, onde prevalece a discricionariedade dos atos.

Contribuições teóricas/ metodológicas: Defesa do Princípio da Segurança Licenciária na Perspectiva Humana, consolidando medidas de proteção proativas.

Contribuições sociais / para a gestão: Proposta de proibição do método de construção de barragens à montante e respeito aos valores identitários da população afetada pelo empreendimento, bem como, a transferência aos interessados na construção das barragens a obrigatoriedade de arcar com as despesas de segurança prévia, onde somente após adoção dessas medidas se poderá dar início às operações de potencial risco.

Author Biographies

Gilberto Pereira da Costa, Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga - MT (FCARP)

Bacharel em Direito pela Faculdade Católica Rainda da Paz (FCARP), Araputanga, Mato Grosso, Brasil.

Edson Benedito Rondon Filho, Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Sociologia - Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Colaborador do Mestrado em Sociologia (PPGS/UFMT). Professor da Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga/ MT (FCARP). 

Published

2020-06-30

How to Cite

Costa, G. P. da, & Rondon Filho, E. B. (2020). A Identidade dos Sujeitos em Stuart Hall e a Catástrofe da Barragem de Fundão, na Cidade de Mariana. Journal of Law and Sustainable Development, 8(1), 01–21. https://doi.org/10.37497/sdgs.v8i1.43