Semiótica Jurídica: Análise dos Aspectos Etiológicos da Criminalidade

Authors

  • Aderlan Messias de Oliveira Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB
  • Rosângela Queiroz FASB

DOI:

https://doi.org/10.37497/sdgs.v1i2.193

Keywords:

Semiótica Jurídica. Signo Linguístico. Criminologia. Categorias do Signo.

Abstract

O presente artigo objetiva proceder a uma análise acerca da semiótica jurídica no contexto etiológico da criminalidade, uma vez que o Direito está para além das palavras.  Procura, dessa forma, demonstrar que esta ciência faz uso de uma linguagem também não-verbal. Ela, atrelada à pragmática, dá ao operador do direito condições eficazes para observar o fato delitivo que corroboram em prolatar decisões que vão para além da interpretação literal da lei.

Author Biographies

Aderlan Messias de Oliveira, Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB

Licenciado em Letras Vernáculas. Bacharel em Direito. Especialista em Psicopedagogia e Pós-Graduando em Criminologia. Atualmente é Professor no Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras [FASB], Professor nos Cursos de Direito e Letras da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira [FAAHF] e Professor no Curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia [UNEB]/Plataforma Freire. Escreve a Coluna “Desenrola a Língua” na Revista A.

Rosângela Queiroz, FASB

Mestranda em Direito pela UCB-DF

Published

2013-10-11

How to Cite

Oliveira, A. M. de, & Queiroz, R. (2013). Semiótica Jurídica: Análise dos Aspectos Etiológicos da Criminalidade. Journal of Law and Sustainable Development, 1(2), 269–281. https://doi.org/10.37497/sdgs.v1i2.193

Issue

Section

Teoria Jurídica e Evolução Social